O desenvolvimento Original do Jeet Kune Do

Pesquisa sobre a origem do JKD.

No caso de você ter perdido as últimas notícias sobre o JKD

Bruce Lee, o criador do JKD foi eleito, e aceito no cinturão negro das artes marciais, no hall da fama nos Estados Unidos da América, esta é a primeira vez, que uma nova arte marcial recém-desenvolvida alcança o cinturão negro em tão pouco tempo.

Não, O JKD não tem milhares ou centenas de anos.

Iniciou-se por volta de 1965 por um homem dedicado e intenso chamado Bruce Lee. Sua arte marcial é algo sério que nenhum artista marcial pode ignorar.

Trecho da anotação de Lee em sua casa no ano de 1968.

“Estou ensinando Kung fu a meus amigos em minha casa. Eles estão muito entusiasmados com o negócio todo. Também estou trabalhando em um projeto de transformação de simplicidade em um movimento mais livre, um fluxo de limitação sem limitação.

Para meu treinamento de Kung fu estou elaborando um sistema, uma combinação de Wing Chun, Esgrima e Boxe como novas armas para meu Kung fu, estou escrevendo muito e quando terminar vou lhe mostrar isso!

O Jeet Kune Do é uma arte marcial chinesa definitivamente. É uma arte marcial que não tem distinção de ramos, uma arte que rejeita formalidades e que, por conseguinte, liberta-te das tradições dos ramos.

Antes de explicar o que é JKD, saiba que ele não é tradicional. Toda arte marcial antiga foi criada através de uma lenda de um monge, uma entidade, um sonho, coisas desse tipo, entende.

Os dois aspectos mais importantes das artes marciais são a essência e o uso prático de suas técnicas.

As bases chaves para o kung fu são a resistência e a velocidade, o JKD rejeita todas as restrições impostas pelas formas e formalidades e enfatiza o uso inteligente da mente e do corpo para defender e atacar.

As minhas ações no JKD são livres, em meu filme “A Fúria do Dragão” (ou Conexão Chinesa no Brasil e na América do Norte) há uma briga com Robert Baker quando Robert me aplica uma chave de Braço do Jiu Jitsu e tenta esmagar meu pescoço com as pernas. Eu não podia mover meu corpo, a única parte móvel do meu corpo era a boca. Então não me restou nada mais que usá-la e dei uma boa mordida. Eu não estou brincando não há uma forma rígida no JKD, se o inimigo se move, nos movemos melhor e mais rápido que ele, refletimos como um espelho a cada segundo: “Quando ele se contrai, eu me expando, quando ele se expande, eu me contraio, quando há uma oportunidade, eu não o ataco, a energia o ataca”.

Não nos restringimos a uma forma.

Muitas vezes, quando as pessoas falam sobre o JKD eles estão preocupados com o seu título: eu faço JKD. Na verdade o importante não é isso, o JKD é apenas um nome como um remédio. O JKD não deve ser julgado pela embalagem, mas sim pelo efeito que se tem ao experimentar o JKD, pois seu sabor é genuíno e você como eu sabe disso.

O JKD não é uma simples arte de Misturas (MMA)

O JKD é um estilo que para ser ensinado você não deve decorar, mas sim compreender. Não quero saber quem é qualificado com um diploma ou não, um homem deve ser nobre para manter o caminho que ele escolheu. De um jardim de rosas apenas nascerão rosas, um jardim de violetas apenas trará violetas.

O método Jun Fan Gung Fu deve ser entendido na sua totalidade.

Círculo sem circunferência.

Taky Kimura: Ele é um amigo, um dos grandes amigos (e o mais capacidado a levar o Jun Fan Gung Fu aos alunos Hoje). Ele ensina ocasionalmente em Seatle há mais de 10 anos.

James Lee: Ele é um ex-instrutor de Kung fu e tem um clube em Oakland.

Dan inosanto: Ensina como hobbie em sua casa o sistema chinês de Wing Chun, é um profissional dedicado que me conheceu durante minha evolução, ele tem menos treinamento que os outros (que o Taky ou James Lee).

Os 10 anos

Nos últimos 10 anos de treinamento abandonei a arte marcial chinesa, sei que ela tem sido grande parte da minha vida, mas agora tenho um novo campo de atuação em minha jornada na arte marcial. Esse é um longo caminho para a arte marcial que é bem satisfatório para mim e meu ciclo de pessoas, e pelo fato de que todos os 3 campeões de Karate dos USA que utilizam o estilo livre Full Contact estão estudando comigo, eles são: Chuck Norris, Joe Lewis e Mike Stone. Eu perdi a fé na arte marcial chinesa clássica, embora ainda bate no peito e chame a minha de arte marcial chinesa, porque basicamente todos os estilos são produtos da antiga China, entre estes o Wing Chun é para mim um dos maiores e melhores estilos de combate de rua mais parou no tempo.

Eu nomeei minha arte de JKD em razão de não mais usar o Wing Chun porque sinceramente sinto que meu estilo tem mais a oferecer em matéria de eficiência.

Porque para me atingir, você deve se mover e é na sua preparação do ataque que me oferece uma oportunidade de interceptá-lo.

Eu nunca interrompi o estudo das artes marciais chinesas. Estou traçando meu caminho, procuro estudar as artes marciais chinesas. Esta dúvida sempre surge e agora pretendo progredir em tudo e inclusive na filosofia.

O fundador.

O fundador de qualquer estilo de arte marcial chinesa deve ser mais engenhoso do que um homem comum, se a sua realização não for exercida por seus discípulos e eles não tiverem o mesmo engenho as coisas só se tornarão formalizadas e ele ficará preso em um beco sem saída em que o avanço do progresso e impossível.

Nem formalidade, nem ramos!

Quero esquecer tudo que aprendi sobre formas e formalidades. Na verdade eu nunca quis dar as pessoas um novo estilo ou ter inventado um, queria sim é me livrar de todos. Por isso o JKD é simples. Quero enfatizar que não existe uma linha clara de distinção entre JKD e qualquer outro tipo de formalidade, nem a distinção de ideais ou de ramos.

Insisto mais uma vez que eu não criei ou inventei um tipo novo de arte marcial. O JKD é derivado do que eu aprendi em minha avaliação. Assim o meu JKD não se limita por qualquer tipo de arte marcial, pelo contrário, não me congratulo com quem aprende os movimentos do JKD, mas sim com quem entende o JKD.

A meu ver, em uma situação de perigo eu intercepto sua tensão emocional que só pode se estender mais a partir do tempo que vejo um ataque até que ele passe pela minha mente, pelo meu corpo e até que posso usar meus punhos, quanto tempo é perdido.

Tradução: Leandro Correa Botelho Presidente da OBJKD original JKD Brasil.

Junte-se á OBJKD e tenha o original JKD ao seu lado.

Website:
http://objkd.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/OBJKD

Imagem

Postado por: Vinícius Lee

Deixe uma resposta

