Comentários de Bruce Lee sobre o Caminho Marcial – 7/10

Proposta: Pesquise com sua própria experiência

Um pensamento: por causa de estilos formais do passado:
Coisas simples não funcionam. No entanto, a partir de algumas escolas formais, como Shotokan, Tae Kwon Do, Boxe Tailandês, Boxe Ocidental, como posso pegar a sua “essência” e fazê-los trabalharem ao meu favor? (atitude, economia, boa forma, velocidade, força, etc).

Imagem

Comentários de Bruce Lee sobre o Caminho Marcial – Parte II

Fundamentos do Jeet Kune Do

Origem e Desenvolvimento

No caso de você ter perdido as notícias, sobre o Jeet Kune Do de Bruce Lee – da qual ele é o fundador – foi eleito e aceito no “Black Belt Hall of Fame” da América. Esta é a primeira vez que uma recentemente desenvolvida arte marcial é aceita nacionalmente. Não, Jeet Kune Do (JKD) não tem centenas de anos. Começou a ser desenvolvido por Bruce Lee em 1965. Seu método é algo que nenhum artista marcial sério pode ignorar.

Eu tenho ensinado Gung Fu aos meus irmãos e alguns amigos em minha casa. Eles estão muito entusiasmados com o negócio todo. Eu também estou trabalhando em minha transformação de simplicidade para outra, o movimento mais livre fluxo e nenhuma limitação como limite.

Eu tenho um sistema de Gung Fu elaborado – este sistema é uma combinação de, sobretudo, Wing Chun, Esgrima e Boxe. Quanto a sua formação, eu vou tê-los escrito quando estiver concluído. Rapaz será isso!

Em sua origem foi um tipo de arte marcial chinesa que anula a distinção de nacionalidades, uma arte que rejeita formalidades e liberta da tradição. Antes de explicar o Jeet Kune Do, temos que primeiro saber o que é arte marcial tradicional. Todas as artes marciais ancestrais tem sua lendária tradição. As pessoas podem dizer que um tipo de artes marciais foi passada para um monge por uma divindade através de um sonho. Ou, quando seu fundador viu dois animais lutando, ele imitou suas ações e, conseqüentemente, criou uma espécie de arte marcial. Assim, as pessoas depois dele imitaram esse tipo de ação e forma, e não se importavam se ele se adaptava às suas necessidades e ao ambiente.

Imagem

Use seu cérebro para superar seu inimigo.

Os dois maiores e mais importantes aspectos da arte marcial é a “essência” e o “uso prático”. Essência recorre à fundação. É apenas um som básico que uso prático do kung fu pode realizar. Velocidade, força e persistência são as palavras-chaves para as artes marciais.

Jeet Kune Do rejeita todas as restrições impostas pelas formas e formalidades e enfatiza o uso inteligente da mente e corpo para defender e atacar.

É ridículo tentar assumir que qualquer tipo de gung fu é o “jeet kune do de Bruce Lee”. Eu chamo de jeet kune do apenas porque quero enfatizar a noção de decisão no momento certo para interromper o inimigo o mais cedo possível.

Se as pessoas estão determinadas em chamar minhas ações em “Do” essas ações podem ser chamadas de JKD: em “Fúria do Dragão” na luta contra Robert Baker, no filme, ele me aplicou uma chave de braço (armlock/armbar) com as pernas e eu fiquei sem movimento. A única parte do meu corpo que se movia era minha boca, e nisso, eu mordi sua perna. Não é brincadeira. Realmente não há nenhuma forma rígida em Jeet Kune Do. Tudo o que deve ser compreendido: se seu inimigo estiver legal, fique mais legal que ele, se o inimigo se move, mova se mais rápido que ele, esteja interessado com os fins e não com os meios; domine sua própria manipulação de força, não se restrinja em sua forma.

Quando as pessoas falam sobre Jeet Kune Do, elas se preocupam muito com o título. O título não é importante, é apenas um símbolo para os tipos de artes marciais que estudamos. É como o X, Y e Z em álgebra. A ênfase não está no título, mas no efeito, pois isso é um bom espelho no qual se reflete o poder do JKD.

Imagem

Não é um simples “mix” das artes marciais.

X é Jeet Kune Do
Y é o estilo que você representa
Para representar e ensinar Y, deve introduzir na ideia dos membros de acordo com o que Y prega.
Este é o mesmo com quem é qualificado e foi aprovado para representar X.
A justificação da mistura entre X e Y é, basicamente, a negação de Y – mas ainda chamando-o de Y.
Um homem, como se diz, é aquele que é nobre para manter o caminho que escolheu.
Um jardim de rosas trará rosas, e um jardim de violetas trará violentas.

Imagem

Estrutura do Jun Fan Jeet Kune Do

– Totalidade (Círculo com Circunferência).

Aderindo ao núcleo
Liberação do núcleo
Voltando a Liberdade Original

– Parcialidade – A corrida para o Extremo (Afiando as ferramentas)

– Fluidez – Os dois meios de um inteiro (Utilizando as ferramentas)

– Vacuidade – A forma sem forma (dissolvendo as ferramentas)

Imagem

Organização Brasileira de Jeet Kune Do (OBJKD)
http://www.objkd.com.br/
https://www.facebook.com/OBJKD

Postado por: Vinícius Lee

Deixe o seu comentário e divulgue o nosso blog!
Curta a nossa página: http://www.facebook.com/bruceleebr
Siga-nos no Twitter: http://www.twitter.com/#!/brucelee_br
Participe do grupo: http://www.facebook.com/groups/bruceleebrasil

 

Deixe uma resposta

